Os regulamentos de privacidade existem, em geral, para salvaguardar e proteger a esfera privada do indivíduo. E você sabe por que sua empresa deve iniciar a sua adequação à LGPD o quanto antes?

As pessoas jurídicas precisam estar de acordo com as normas. O motivo é que, se houver denúncias por parte de clientes, terceiros ou colaboradores, a empresa poderá ter que arcar com processos na Justiça ou com multas elevadas. 

Dessa forma, impede-se que informações relativas à esfera pessoal sejam divulgadas sem a autorização do interessado e de terceiros. Consequentemente, garante a maior confiança na relação com o cliente. 

  • Estar de acordo com a LEI

Na adequação à LGPD, determinam-se as diretrizes a serem adotadas em relação à proteção de dados de pessoas físicas e jurídicas.

Ela tem como objetivo redefinir a abordagem das empresas em termos de proteção de dados.

Assim, evitam-se vazamentos, por exemplo, que podem ocorrer em ataques cibernéticos ou mesmo o uso e compartilhamento indevido de informações pessoais e empresariais.

Nesse sentido, a lei preza pela transparência, de modo que o usuário tenha total controle acerca de como seus dados são utilizados.

Exige-se, portanto, maior responsabilidade por parte do controlador de dados. 

  • Evitar riscos trabalhistas

A LGPD também preza pela privacidade no que se refere às relações trabalhistas. 

Em um contrato de trabalho, diversos dados pessoais ficam à disposição do empregador. 

Esses dados não podem ser repassados para terceiros. Caso contrário, a prática pode ser entendida como prejuízo, importunação ou discriminação.

 Por isso, se existe adequação à LGPD, há previsão de proteção de dados, inclusive trabalhistas. 

A autodeterminação informativa é uma das bases da nova lei, o que também tem aplicação no mundo do trabalho.

Trata-se de garantir ao trabalhador o controle sobre seus dados e o destino que terão. 

Embora a LGPD não mencione explicitamente o trabalhador, os princípios de preservação da imagem e da hora, além da inviolabilidade da intimidade, estão presentes e valem para quaisquer pessoas. 

  • Evitar prejuízo do nome da empresa e da marca

Ao se adequar à LGPD, as empresas melhoram sua reputação pelo simples fato de haver uma relação mais transparente com os clientes. 

Ou seja, quando há captação de dados e tratamento de informações pessoais, o cliente terá total ciência de como esses dados serão guardados e utilizados. 

Portanto, isso contribui para melhorar a credibilidade da empresa no mercado. 

Se um negócio utiliza dados dos clientes de forma irresponsável, obviamente haverá repercussões e consequências negativas para o negócio. 

Outro ponto importante que precisamos lembrar é quanto à segurança jurídica. 

Ao atestar a privacidade e a segurança do que pode ou não ser coletado ou compartilhado, existe uma relação formal prevista na regulamentação vigente, de modo que o consumidor possa depois buscar seus direitos em caso de descumprimento. 

Logo, ao garantir a adequação à LGPD, afastam-se prejuízos ao nome da empresa e da marca. 

Vimos neste artigo alguns dos pontos motivadores apoiados nas experiências dos diferenciais do INTUIX, para que sua empresa não tenha problemas e siga a lei de proteção de dados. 

Visite o nosso site, conheça nossos serviços  e adeque-se à LGPD.

Gostou do nosso post? Entre em nosso site e conheça mais sobre nossas atuações em certificações.

Ficou interessado? Certifique-se com a gente!

Siga a Intuix nas redes: Instagram | LinkedIn  | Facebook | Youtube

Leia também: LGPD: AS PENALIDADES PARA AS EMPRESAS QUE NÃO SE ADEQUAREM

plugins premium WordPress

Informe os dados abaixo