Os regulamentos de privacidade existem, em geral, para salvaguardar e proteger a esfera privada do indivíduo. E você sabe por que sua empresa deve iniciar a sua adequação à LGPD o quanto antes?
As pessoas jurídicas precisam estar de acordo com as normas. O motivo é que, se houver denúncias por parte de clientes, terceiros ou colaboradores, a empresa poderá ter que arcar com processos na Justiça ou com multas elevadas.
Dessa forma, impede-se que informações relativas à esfera pessoal sejam divulgadas sem a autorização do interessado e de terceiros. Consequentemente, garante a maior confiança na relação com o cliente.
Na adequação à LGPD, determinam-se as diretrizes a serem adotadas em relação à proteção de dados de pessoas físicas e jurídicas.
Ela tem como objetivo redefinir a abordagem das empresas em termos de proteção de dados.
Assim, evitam-se vazamentos, por exemplo, que podem ocorrer em ataques cibernéticos ou mesmo o uso e compartilhamento indevido de informações pessoais e empresariais.
Nesse sentido, a lei preza pela transparência, de modo que o usuário tenha total controle acerca de como seus dados são utilizados.
Exige-se, portanto, maior responsabilidade por parte do controlador de dados.
A LGPD também preza pela privacidade no que se refere às relações trabalhistas.
Em um contrato de trabalho, diversos dados pessoais ficam à disposição do empregador.
Esses dados não podem ser repassados para terceiros. Caso contrário, a prática pode ser entendida como prejuízo, importunação ou discriminação.
Por isso, se existe adequação à LGPD, há previsão de proteção de dados, inclusive trabalhistas.
A autodeterminação informativa é uma das bases da nova lei, o que também tem aplicação no mundo do trabalho.
Trata-se de garantir ao trabalhador o controle sobre seus dados e o destino que terão.
Embora a LGPD não mencione explicitamente o trabalhador, os princípios de preservação da imagem e da hora, além da inviolabilidade da intimidade, estão presentes e valem para quaisquer pessoas.
Ao se adequar à LGPD, as empresas melhoram sua reputação pelo simples fato de haver uma relação mais transparente com os clientes.
Ou seja, quando há captação de dados e tratamento de informações pessoais, o cliente terá total ciência de como esses dados serão guardados e utilizados.
Portanto, isso contribui para melhorar a credibilidade da empresa no mercado.
Se um negócio utiliza dados dos clientes de forma irresponsável, obviamente haverá repercussões e consequências negativas para o negócio.
Outro ponto importante que precisamos lembrar é quanto à segurança jurídica.
Ao atestar a privacidade e a segurança do que pode ou não ser coletado ou compartilhado, existe uma relação formal prevista na regulamentação vigente, de modo que o consumidor possa depois buscar seus direitos em caso de descumprimento.
Logo, ao garantir a adequação à LGPD, afastam-se prejuízos ao nome da empresa e da marca.
Vimos neste artigo alguns dos pontos motivadores apoiados nas experiências dos diferenciais do INTUIX, para que sua empresa não tenha problemas e siga a lei de proteção de dados.
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