Sua empresa precisará nomear um DPO se:

  • Você é uma autoridade ou órgão público. Exemplos disso seriam escolas, hospitais, governos locais ou qualquer órgão público.
  • Suas atividades principais envolvem monitoramento em larga escala, regular e sistemático de indivíduos. Por exemplo, pode-se dizer que o uso de câmeras ou varejistas monitorando as pesquisas de sua base de clientes para direcionar melhor os anúncios se enquadram nesta categoria.
  • Suas atividades principais envolvem o processamento em grande escala de dados de categorias pessoais. Se sua empresa estiver processando dados de categorias pessoais, você é legalmente obrigado a nomear um DPO. Dados de categoria pessoal são dados sensíveis que se enquadram nas seguintes categorias: dados genéticos, filiação sindical, saúde, orientação sexual, raça ou etnia, opiniões políticas e identificação de dados biométricos

Se sua empresa não se enquadrar em nenhum desses critérios, você ainda precisará nomear alguém como responsável pelos dados públicos, portanto, um DPO é recomendado de qualquer maneira.

Conclusão

É fundamental compreender que aplicando boas práticas preditivamente, é possível conquistar inúmeros benefícios para o seu negócio como: transparência, credibilidade, maior segurança e menor risco de fraude.

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